Como os smartphones mudaram as buscas e decisões dos usuários
Adaptado de Mobile Has Changed Search Intent and How People Get Things Done: New Consumer Behavior Data.
O departamento de marketing da Google, em parceria com a empresa de pesquisas Purchased, realizou uma pesquisa sobre o comportamento das pessoas na hora de pesquisar informações diversas no dia a dia. Seguem neste post algumas das descobertas deste estudo. As 1000 pessoas pesquisadas passaram 1 semana respondendo uma rápida enquete várias vezes informando os tipos de necessidades que elas tinham durante o dia, e quais decisões tomavam para atendê-las.
O resultado da pesquisa foram mais de 14.000 respostas, que iam de escolher um restaurante para um jantar especial até procurar cupons de descontos para a viagem de férias. As respostas detalharam milhares de micro-momentos em que as pessoas recorreram à ajuda dos seus dispositivos móveis. Examinando essas respostas, nós podemos verificar como os consumidores resolvem seus micro-momentos de saber, ir, fazer e comprar.
1 - Em momentos de necessidade, as pessoas pegam o celular para pesquisar
Nossos celulares estão em grande vantagem acima dos recursos mais confiados, com 96% das pessoas para resolver seus problemas.
Para atender as suas necessidades, as pessoas são duas vezes mais propensas a usar a busca do que outras fontes, online ou offline, como visitar uma loja ou as redes sociais. Não só a busca é mais usada, como é o primeiro recurso para 87% das pessoas.
Como as necessidades foram atendidas:
- Sites de busca
- 40%
- Site ou app de compras
- 19%
- Outros sites e apps
- 19%
- Visita a loja ou outro lugar
- 15%
- Usaram um mapa
- 12%
- Imagens ou fotos em um site ou app
- 10%
- Perguntaram a alguém por chamada, messenger ou SMS
- 8%
- Assistiram um vídeo online
- 6%
- Usaram mídias sociais
- 6%
- Contataram uma empresa
- 6%
2 - O celular ajuda as pessoas a tomar decisões de compra
As pessoas recorrem aos smartphones para descobrirem a melhor escolha em um momento de compra. 70% dos proprietários de smartphones que compraram alguma coisa em uma loja consultaram informações relevantes para a compra nos dispositivos primeiro. A busca móvel também aumenta a tendência por realizar a compra: 92% das pessoas que pesquisaram no celular realizaram uma compra relacionada.
Ações que resultaram em compras com mais frequência
- Usar um site de busca
- 30%
- Visitar uma loja ou outro lugar
- 30%
- Visitar um site ou app de compras
- 24%
- Visitar outros tipos de site ou app
- 14%
- Usar um mapa
- 13%
3 - A busca móvel atende mais do que necessidades imediatas
A busca já vem sendo muito útil para ajudar com pequenas tarefas, como procurar uma receita culinária. Porém ela também é amplamente usada na realização de grandes projetos. 68% das pessoas usaram a pesquisa para ajudá-las com planos de médio e longo prazo, mais do que qualquer outra fonte, seja online ou offline.
E o que isso significa para profissionais de marketing?
As pessoas têm mais escolhas do que nunca para resolver seus problemas, online e offline. E como elas recorrem ao smartphone para tomar decisões, aprender coisas novas, cumprir objetivos e até planejar o futuro, a busca torna-se o seu salva-vidas. Por isso muitas marcas usam os serviços de busca para criar uma boa primeira impressão e chamar a atenção das pessoas quando elas estão começando a formar opiniões.
Como profissionais de marketing, precisamos conectar as informações que apresentamos através de diferentes telas, canais e formatos. E a intenção de busca, particularmente no celular, é onde isso começa. Ao antecipar as necessidades das pessoas, você pode encontrar as pessoas em seus micro-momentos com informação relevante e útil.
Isto é uma tradução: veja o post original Mobile Has Changed Search Intent and How People Get Things Done: New Consumer Behavior Data e confira os infográficos.